Maria Clara Correia

Foto Maestrina

Maria Clara Correia

MARIA CLARA CORREIA licenciou-se em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa em 1985. Em 1992 concluiu o mestrado em Ciências Musicais na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Possui ainda o Curso Superior de Canto, Curso Geral de Piano e Composição no Conservatório Nacional. É Professora-Adjunta no Departamento de Música da Escola Superior de Educação de Setúbal e foi co-autora e Coordenadora do Curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico naquela instituição.

Foi colaboradora regular da Antena 2 como autora de programas, assistente e produtora musical. Frequentou diversos cursos de técnica vocal, direcção coral e direcção de orquestra no país e no estrangeiro com orientadores como Fernando Eldoro, Luc Guilloré, Johann Duijck ou Jean-Sébastian Béreau.

Orientou sessões de técnica vocal em vários agrupamentos nomeadamente Coro Juvenil Audite Nova de Lisboa, Grupo Coral da EPAC, Grupo Coral Ensaio do BPA, e Arsis.

Dirigiu o Coro do Colégio Manuel Bernardes, Grupo Coral da CEFEPE, Quattrotempi da FIAT Auto Portuguesa, Coro do IGIF do Ministério da Saúde, Coro do Hospital de Egas Moniz, Grupo Coral do Club TAP-Air Portugal e Coro IPS (Instituto Politécnico de Setúbal)

Já realizou concertos por todo o país e também no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, Marrocos, França e Itália. É autora de inúmeras harmonizações para coro misto a cappella.

Desde sempre ligada à associação Coro Audite Nova de Lisboa, iniciou nela a sua actividade como cantora, desde logo também como solista, no Coro Juvenil, aos 13 anos de idade. Aos 18 anos integrou também o Coro Adulto, que dirige desde 1993.

Dirige actualmente ainda o Coral Cristo-Rei de Algés.